0

Decoração Barroca: Unindo o Clássico e o Moderno

Share

A decoração barroca é um estilo arquitetônico e artístico que nasceu como uma resposta ao equilíbrio do renascimento, que era mais simples e equilibrado. Barrueco é uma palavra espanhol que significa pérola irregular, por isso, nele predomina a emoção sobre a razão, e as suas formas são muito enfeitadas, cheias de volume e curvas, com um ar grandioso e repleto de detalhes.

Principais características da decoração barroca

Não é à toa que o barroco, apelidado de barroco rococó, é um sinônimo de coisas enfeitadas, cheias de estilo e formas variadas. Isso porque os prédios, obras de arte e mobílias feitos nesse estilo se destacam por suas formas caprichadas, cheias de detalhes, formas, curvas e enfeites. A decoração barroca também é conhecida por sua inspiração na natureza, com figuras contendo forte sensação de movimento e teatralidade.

Linhas curvas

O estilo barroco usa linhas curvas para criar um efeito de movimento e dinamismo. As curvas podem ser encontradas nos móveis, nas paredes, nos tetos e nos objetos decorativos.

Formas ornamentadas

A decoração barroca é rica em detalhes e ornamentos. Os móveis, as paredes e os tetos são decorados com esculturas, pinturas e outros elementos decorativos.

Cores fortes

O estilo barroco usa cores fortes e vibrantes para criar um efeito de impacto visual. As cores fortes são encontradas nos móveis, nas paredes, nos objetos decorativos e nos tecidos.

Texturas contrastantes

A decoração barroca usa texturas contrastantes para criar um efeito de profundidade e riqueza. As texturas contrastantes podem ser encontradas nos móveis, nas paredes, nos objetos decorativos e nos tecidos.

A história da decoração barroca

O estilo barroco surgiu na Itália no século XVII, durante o período da Contra-Reforma. A Igreja Católica, que estava perdendo poder para o protestantismo, usou o barroco como uma forma de reafirmar sua autoridade e riqueza.

Os principais centros do barroco italiano foram Roma, Nápoles e Florença. Os principais arquitetos e artistas barrocos italianos foram Bernini, Borromini e Caravaggio.

O estilo barroco se espalhou rapidamente por toda a Europa, chegando a países como França, Espanha, Portugal, Alemanha e Inglaterra.

O barroco na arquitetura

Na arquitetura, o barroco se caracteriza pelo uso de linhas curvas, formas ornamentadas e cores fortes. As fachadas dos edifícios barrocos são geralmente decoradas com esculturas, colunas e outros elementos decorativos. Alguns dos exemplos mais famosos de arquitetura barroca são:

  • A Praça de São Pedro, em Roma, Itália
  • O Palácio Real de Versalhes, na França
  • A Catedral de São Paulo, em Londres, Inglaterra
  • O Palácio Real de Queluz, em Portugal

Como incorporar a decoração barroca

A decoração barroca é um estilo sofisticado e elegante que pode ser usado para criar ambientes luxuosos e imponentes. No entanto, é importante usar o estilo com moderação, para evitar sobrecarregar o ambiente. Aqui estão algumas dicas para decorar a sua casa no estilo barroco:

  • Comece com uma base neutra, como as paredes brancas ou cinzas. Isso ajudará a destacar os detalhes do estilo barroco.
  • Use móveis de madeira ou couro, com acabamentos ornamentados.
  • Adicione elementos decorativos, como esculturas, pinturas e vasos.
  • Use cores fortes e vibrantes, mas com moderação.
  • Abuse de texturas contrastantes, como veludo, seda e couro.

Conseguiu aprender sobre decoração barroca?

A decoração barroca é um estilo que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades e estilos. Com um pouco de criatividade, você pode criar um ambiente único e sofisticado em sua casa! Confira várias dicas de decoração aqui no nosso blog!