0

Como colocar piso laminado em 7 passos

Share

Para quem está pensando em renovar o piso da sua casa ou apartamento e busca uma alternativa moderna e de fácil instalação, uma opção que está em alta é o piso laminado. Esse revestimento encanta pelo belíssimo design, com acabamentos que simulam diversos estilos de madeiras e outros materiais, e pelo excelente custo-benefício, pois trata-se de um material resistente e muito durável.

Uma característica super interessante sobre o laminado é que ele é um piso flutuante, ou seja, não precisa ser pregado ou colado sobre as superfícies. Sua instalação é muito rápida, prática e você mesmo pode fazer! Quer saber mais? Então confira as nossas dicas de como colocar piso laminado no seu lar.

Onde o piso laminado pode ser instalado?

Como o piso laminado é um revestimento que não tolera umidade, ele só pode ser instalado em áreas internas e secas – preferencialmente livres de exposição direta do sol. Portanto, ele é mais indicado para ambientes como salas, corredores e quartos – e nunca para áreas que precisam ser molhadas, como cozinhas e banheiros, ou externas, como varandas.

Piso laminado na sala

Por se tratar de um piso flutuante, ele pode ser instalado sobre contrapisos de cerâmica, pedra e concreto, ou mesmo sobre outros revestimentos. No entanto, é contraindicada a sua aplicação por cima de madeira (tacos ou assoalhos) ou outros pisos flutuantes, como carpetes, uma vez que estes podem atrair umidade.

Um ponto com o qual você precisa ter atenção para evitar danos ao piso, como arranhões e manchas, é a circulação de pessoas no local onde o laminado será instalado. Para casas e apartamentos onde vivem poucas pessoas, o mais indicado é o piso laminado de madeira. Já para empresas e áreas comerciais, como lojas e shoppings, indica-se a instalação do piso laminado de alto tráfego, que é mais resistente e não se desgasta ou arranha tão facilmente.

Piso laminado na entrada da loja

Cuidados antes de instalar

Assim que você se decidir pela instalação do piso laminado, precisará medir o espaço em que o revestimento será aplicado para calcular quantas réguas serão necessárias – nunca esquecendo de levar em consideração os cortes e também as quebras.

As caixas com os laminados devem ser dispostas no ambientes por pelo menos 24h antes da instalação para promover a climatização das réguas. Nesse meio tempo, é necessário verificar se o contrapiso está em condições apropriadas – ele deve estar livre de qualquer sujeira ou irregularidades e, principalmente, de umidade. É comum, também, a aplicação de uma manta abaixo do piso, normalmente de polietileno ou de poliuretano, para ajudar na acomodação do laminado.

Com tudo pronto para receber o laminado, você pode seguir para o nosso passo a passo de instalação com a técnica click (em que as lâminas são encaixadas sem o uso de cola), também conhecida como macho-fêmea – essa é a forma mais prática e rápida de aplicação. Confira abaixo:

Homem colocando piso laminado

Passo a passo

  1. Após o preparo do contrapiso, pegue as réguas e comece a instalação com o encaixe macho voltado para a parede. Posicione a régua no sentido longitudinal (ao longo da parede), respeitando o espaço para dilatação do piso (recomenda-se no mínimo 10mm).
  2. Em seguida, coloque a segunda régua. Para encaixar uma na outra, você deve posicionar essa régua em um ângulo entre 20 e 30 graus, introduzindo a parte macho na fêmea da régua já instalada. Abaixe a segunda régua até finalizar o encaixe e ouvir um “clique”.
  3. Siga o mesmo sistema até finalizar a instalação da primeira fileira.
  4. Ao chega na última régua da fileira, você provavelmente precisará realizar o ajuste no comprimento do laminado. Corte a régua com o lado decorativo para baixo e deixe a parte cortada voltada para parede. Importante: a última régua deve medir pelo menos 20cm, portanto, se precisar cortar mais que isso, faça o ajuste na primeira régua da fileira ao invés da última.
  5. Comece a segunda fileira utilizando uma régua cortada pela metade. Faça o mesmo procedimento de encaixe entre as réguas e vá até o final.
  6. Para manter o padrão de instalação, instale a 3ª fileira da mesma forma que a 1ª, e a 4ª como foi com a 2ª, alternando até o fim da instalação.
  7. Capriche no acabamento: instale os rodapés e perfis de acordo com a necessidade. É recomendado esperar pelo menos 24h antes de iniciar o uso e colocar os móveis.