0

Construção Sustentável: 5 Tendências

Share

Toda construção gera impacto ambiental. Cada novo edifício erguido representa um deficit à natureza se não for qualificado como construção sustentável. Entretanto, é inevitável que as cidades cresçam. A população que se expande necessita de uma cidade para abrigá-la. E assim, prédios e mais prédios são construídos, mudando o cenário e o clima do local.

O que se pode fazer hoje, para não ser surpreendido no futuro, é conciliar o desenvolvimento com a sustentabilidade. Para isso, a arquitetura deve desempenhar seu papel levando em consideração atitudes que previnam os impactos ambientais. Uma construção sustentável deve alterar o mínimo possível do meio ambiente e, ainda, se preocupar com bem estar de quem convive nesse espaço.

Arquitetos do mundo todo já se adaptam a esse conceito, usando o mínimo de recursos naturais, reaproveitando materiais e dando preferência àqueles de fontes alternativas. Muito além disso, construções sustentáveis e inovadoras têm projetos como geração de energia própria para alcançar a autossuficiência do empreendimento.

O que é construção sustentável?

A construção sustentável é um conceito que busca reduzir os impactos ambientais e utilizar de forma consciente os recursos naturais em todas as etapas do processo construtivo, desde a escolha do terreno até a demolição do edifício. As construções sustentáveis podem trazer uma série de benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.

Para o meio ambiente, as construções sustentáveis podem ajudar a reduzir a poluição, a conservar a biodiversidade e a diminuir a pegada de carbono. Para a sociedade, as construções sustentáveis podem melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir os custos de operação e gerar empregos.

Muito mais que uma “onda” ecológica, a arquitetura sustentável e seus projetos são a solução para os problemas modernos, quando falamos em construção de grandes cidades. Eles vão além da preservação da natureza, um conceito que parece distante, e alcançam benefícios imediatos, como a própria economia de capital financeiro.

Cinco tendências para a construção sustentável

1 – Luz natural

A preocupação com a sustentabilidade deve estar presente antes mesmo de colocar os primeiros tijolos da construção. Ao desenhar o local, o responsável já estará pensando em janelas que aproveitem a luz solar na iluminação, em materiais que não absorvam tanto calor e em tantos outros detalhes que visem a eficiência energética.

2 – Energia solar

O uso de energia solar em edifícios continuará crescendo. A novidade são as oportunidades de financiamento para esses projetos. Com incentivo, a instalação de sistemas de captação de energia solar em lojas, residências, estacionamentos e edifícios será ainda mais popular. A vantagem, para além da ecologia, é que gerar energia solar em casa resulta em uma conta de luz zerada ao fim do mês.

3 – Reaproveitamento de água

O reaproveitamento da água será cada vez mais importante. As construções verdes serão fundamentais no combate à crise de abastecimento de água potável. Sistemas que otimizam o uso de água, como a instalação de descargas que utilizam menos água ou de telhados verdes, que coletam água da chuva para reutilizar na residência, serão cada vez mais comuns.

4 – Automação predial

A automação predial trabalha com a integração do ambiente e dos equipamentos, resultando em uma maior eficiência energética. Em uma sala comercial, por exemplo, que recebe luz solar durante o dia, o sistema é capaz de diminuir a iluminação a fim de não usar luz à toa. O mesmo pode acontecer com o aparelho de ar-condicionado, que desliga quando a temperatura está agradável. A automação de pequenas funções como essas racionaliza o uso da energia, além de proporcionar conforto e comodidade.

5 – Retrofit

O retrofit verde consiste em adaptar edifícios antigos aos padrões sustentáveis. Como exemplo, temos o estádio Maracanã, que foi reformado para a Copa do Mundo. Hoje, o local conta com placas de energia solar que garantem uma redução de 25% da energia consumida. Seguindo um dos preceitos do retrofit, o novo Maracanã reutilizou grande parte de sua estrutura antiga.

Conseguiu aprender sobre construção sustentável?

A construção sustentável é uma tendência crescente no mundo todo. No Brasil, o governo federal tem incentivado a adoção de práticas sustentáveis na construção civil, por meio de políticas públicas e incentivos fiscais. É uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a criação de um futuro mais sustentável. Faça sua parte!

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira nosso post sobre apartamento sustentável.