0

Cozinha Americana: Como Decorar a Sua

Share

Já há algum tempo, cozinhar deixou de ser uma obrigação e tornou-se um atividade prazerosa, principalmente, quando realizada na companhia das pessoas de quem gostamos. Cada vez mais a cozinha está se conectando a outros ambientes, como é o caso das cozinhas americanas, que são integradas às salas de jantar e estar, transformando-se em uma área social do lar.

Mas, ao contrário do que possa parecer, decorar uma cozinha americana é muito mais fácil do que se imagina! Com criatividade, bom gosto e planejamento, é possível criar um ambiente ainda mais harmonioso e aconchegante. Veja só as dicas e faça a sua agora mesmo!

Planejando uma cozinha americana

Cozinha integrada

Como falamos acima, a cozinha americana nada mais é do que uma integração entre os ambientes da cozinha e da sala de estar (ou de jantar), geralmente caracterizada pela ausência da parede que delimita esses dois espaços.

Essa é uma opção de configuração prática, bastante utilizada por quem mora em apartamentos pequenos, uma vez que otimiza os espaços. Além disso, a cozinha americana também está caindo no gosto de quem possui um apartamento um pouco maior, principalmente de quem adora cozinhar, mas não quer deixar de interagir com os convidados. Afinal, neste modelo, cozinha e sala são um só ambiente igualmente funcional e social!

Como começar a decoração

Começar a decoração de uma cozinha americana requer um bom planejamento, principalmente para garantir que sala e cozinha sejam integradas, mas com funções bem delimitadas. Mas, calma, é mais fácil do que parece e estamos aqui para ajudar você! Confira abaixo algumas dicas de como decorar uma cozinha americana do zero:

Analise a planta do seu apartamento

O primeiro passo para adotar uma cozinha americana no seu lar, claro, é o planejamento do ambiente. E, isso dependerá muito da planta da sua residência. Geralmente, a maioria dos apartamentos já vem com um modelo de cozinha integrada, o que vai facilitar bastante o seu serviço, uma vez que você só precisará se preocupar com a reorganização da decoração dos ambientes.

Se o seu apartamento possui a cozinha e a sala separadas por uma parede, é nesse ponto que pode acabar o seu sonho de uma cozinha americana. Isso porque a derrubada de paredes em apartamentos é contraindicada, uma vez que esse tipo de reforma pode abalar a estrutura do lar e até mesmo do edifício. Sem contar na existência de pilares, fiações elétricas e encanamentos que geralmente passam pelas paredes. Portanto, esse é um ponto que requer muita atenção!

Cozinha na medida certa

Como esta é uma cozinha planejada, você não pode simplesmente dispor os utensílios e eletrodomésticos de qualquer forma. Na cozinha americana, tudo tem medidas personalizadas para deixar o cômodo ainda mais otimizado e funcional, e para isso, deve-se levar em consideração, por exemplo, quem utilizará a cozinha e com qual frequência, quantos convidados se recebe, entre outros fatores.

O balcão que separa os ambientes também pode ser usado para refeições rápidas, por isso, utiliza-se banquetas um pouco mais altas. No geral, a altura ideal é de 1,10m para o balcão e de 80cm para as banquetas. Se o balcão for substituir a mesa de jantar, é ideal que ele seja mais baixo e confortável, com cadeiras no lugar de bancos.

Cada coisa no seu lugar

Você já deve ter percebido que nesse ambiente tudo precisa estar no lugar certo, principalmente se o espaço for reduzido. Por isso, é uma boa ideia contar com algumas dicas para deixar a sua cozinha sempre com a organização impecável!

Ao definir onde ficarão os móveis e eletrodomésticos, aposte em uma disposição linear, em que os itens como fogão, geladeira e pia ficam lado a lado. É muito importante que a disposição dos aparelhos permita a livre circulação das pessoas e a otimização do espaço, portanto, escolhendo esse modelo não há erro!

Outra dica interessante é utilizar armários aéreos e nichos nas paredes, pois permitem armazenar alimentos e utensílios sem ocupar muito espaço. E se você precisa de ainda mais capacidade de armazenamento, vale criar prateleiras no próprio balcão!

Elimine o cheiro da cozinha

Não se esqueça que agora a sua cozinha e a sua sala são um ambiente só e você não vai querer que os seus convidados fiquem sentindo aquele cheiro de gordura ou de fritura que pode vir da cozinha, não é?

Portanto, investir em depurador é muito importante para evitar que aqueles odores que geralmente são restritos à cozinha se espalhem pelos outros cômodos. Se possível, escolha um modelo que não produza muitos ruídos, pois o barulho pode ser desagradável para quem está na área de convivência.

Dicas de decoração para cozinha americana

Cozinhas americanas

Agora você já sabe os principais itens para criar a sua cozinha americana, mas não poderíamos deixar de dar algumas dicas de decoração para esse cantinho do seu lar ficar ainda mais especial. Confira abaixo!

  • Utilize cores claras: essa é uma regra muito aplicada na decoração de interiores e que também vale na sua cozinha! Pintar as paredes com cores mais claras e neutras ajuda a trazer uma sensação de amplitude para o ambiente, o que pode ser especialmente positivo se o seu apartamento for pequeno, por exemplo. Se preferir, abuse das cores mais fortes e chamativas nos utensílios e outros itens decorativos, para evitar um visual monótono no local!
  • Decore os ambientes com o mesmo estilo: utilizar o mesmo padrão de decoração na sala e na cozinha ajuda a criar ainda mais harmonia entre esses dois ambientes. Além dos mesmos tons de cores nas paredes, também é interessante que o piso seja o mesmo nos dois espaços, pois isso ajuda a criar uma sensação de continuidade e deixa claro que eles são integrados.
  • Mantenha a organização: como a sua cozinha americana também será uma área social e tudo ficará à mostra dos convidados, é muito importante que este local esteja sempre bem organizado. Portanto, tudo aquilo que não for decorativo deve estar sempre guardado no seu lugar! Uma dica é utilizar armários com portas de correr, que não ficam com os puxadores em evidência, e, além disso, integrar os utensílios na decoração.

Gostou das nossas dicas?

Viu como é fácil decorar uma cozinha americana do zero? Seguindo as nossas dicas, você consegue criar um bom planejamento e dar vida a uma cozinha que tem a sua cara, e o melhor: que você terá orgulho de exibir para os convidados!

E, não deixe de ler nosso conteúdo com dicas para decorar apartamento!