0

Decoração com Móveis Antigos: História e Requinte no seu Lar

Share

Já imaginou transformar a sua casa em um refúgio aconchegante e cheio de personalidade? Móveis antigos não são apenas itens decorativos; são verdadeiros tesouros que carregam consigo histórias e um toque único de nostalgia. Então, que tal abrir mão do mobiliário descartável e investir em peças que contem a narrativa do tempo? Neste artigo, vamos te inspirar a criar uma decoração com móveis antigos, explorando estilos, dicas de integração com o moderno e até mesmo o processo de restauração para dar nova vida a essas relíquias de família.

Decoração com móveis antigos de cada época

Comprar uma casa sempre traz novas expectativas e projetos. Se você é uma pessoa criativa e quer dar um toque de personalidade ao seu imóvel, aderir a móveis antigos é uma excelente opção. Decoração com móveis antigos é uma tendência que confere um ar alegre e aconchegante para seu lar. Mobiliários que remetem às décadas de 50, 60 e 70 são os mais procurados por quem tem interesse em explorar esse estilo decorativo.

Quer descobrir qual desses períodos têm mais a ver com a sua personalidade? Então conheça as características mais importantes de cada época e defina a mobília mais adequada para sua decoração.

Anos 50

O design da década de 50 é marcado por uma visão mais futurista e otimista, o que deu espaço para curvas e cores fortes. Os pés palito, que são finos, de madeira e voltados para fora, sofás horizontais e gavetas inclinadas que dispensam puxadores foram os artigos que estiveram mais presentes. Essas características podem trazer grande conforto e classe ao ambiente decorado.

Anos 60

A década de 60 foi marcada pela contracultura, uso de elementos psicodélicos e arquitetura sinuosa. A influência hippie era muito forte com móveis de vime e pufes, que eram os itens mais procurados na época. Além disso, outra característica era o uso de muito plástico, tapetes e quadros de Pop Art para enfeitar paredes. É uma decoração que transmite um ar elegante e expressionista para o local.

Anos 70

Foi uma era em que se misturava diversos elementos, além do uso abundante de cores e tons vivos. Os itens mais utilizados no período eram acrílico, estantes modulares e almofadas indianas. Então, se você procura por algo vibrante e formas diferenciadas, essa é a melhor escolha. Aproveite que muitos desses objetos continuam em voga e combinam bastante com uma decoração contemporânea.

Compondo o visual com móveis clássicos

Existem diversas formas de adotar estes materiais para decoração com móveis antigos, de modo que se encaixem bem visualmente. Você pode optar por restaurar ou atribuir novas funções para o mobiliário. Conheça as principais formas de incorporar esse estilo.

Vintage e retrô

Que tal desenvolver um projeto inspirado no estilo vintage? Ele é caracterizado por conter materiais de no mínimo 20 anos, que são repintados, reformados e arrumados, podendo ser encontrados em lojas de usados e antiquários.

No entanto, peças como essas podem ser difíceis de encontrar em bom estado de conservação. Por isso, muitos acabam procurando por mobílias retrô, que são peças novas, mas inspiradas em décadas passadas. Se puder, combine esses temas com cores neutras, para criar um aspecto contemporâneo e original no espaço.

Herança familiar

Mobílias e objetos herdados da família também são ótimas alternativas, por serem mais econômicos e muitas vezes terem um grande valor emocional. Você pode restaurar o móvel adquirido de diversas formas. Pintar, lixar, envernizar, entre outras. Qualquer uma dessas escolhas ajuda a trazer nova vida para o objeto.

Acessórios

Para incorporar este tema, é interessante combinar tudo da maneira mais harmoniosa possível. Mas, se você pretende apenas inserir alguns detalhes de época na sua decoração, é válido agregar acessórios simples como espelhos, molduras, relógios, entre outros. Isso é suficiente para dar um toque de charme ao cômodo.

Para finalizar, sabe aquele móvel ou artefato antigo que você está pensando em jogar fora por achar que ele não tem mais utilidade? Em vez disso, uma sugestão prática e ecológica é repensar a funcionalidade destes materiais. Com criatividade é possível reformá-lo e reutilizá-lo.

Gostou das dicas sobre decoração com móveis antigos?

A decoração com móveis antigos vai além da estética. É uma forma de valorizar o passado, dar nova vida a peças carregadas de história e criar um ambiente cheio de significado e personalidade. Imagine a sensação de aconchego ao se sentar em uma poltrona que serviu de refúgio para o seu avô ou a alegria de reunir a família em torno de uma mesa de jantar que presenciou tantas comemorações. Então, que tal olhar com novos olhos para aqueles móveis antigos guardados no sótão? Com um pouco de cuidado e restauração, eles podem se transformar em verdadeiras joias do seu lar, unindo história, afeto e muito estilo.

-> Confira também nosso conteúdo sobre decoração rústica!