0

Decoração com Plantas: Confira Todas as Dicas

Share

Cultivar plantas dentro de casa vem se tornando uma prática bastante popular e uma tendência crescente na decoração. Além de ser uma forma bem em conta e diferente de decorar, alguns vasinhos de flores e suculentas deixam o ambiente bem mais alegre e aconchegante. E nem existe uma regra de decoração com plantas quanto ao ambiente: essas belezas naturais ficam em qualquer lugar, é só prestar atenção se as condições oferecidas pelo espaço suprem as necessidades da plantinha escolhida. Vem cá se inspirar nas dicas!

Lugares para decoração com plantas

Sala

Perdendo somente para os próprios jardins e sacadas, a sala é um dos ambientes mais comuns de se encontrar decoração com plantas. Ficam bem em aparadores, mesinhas de centro, no canto da lado, ao lado do sofá e penduras em locais estratégicos.

Quarto

Muitas pessoas têm um certo receio de dormir com plantas, e isso porque durante a noite é normal que elas consumam um pouco de oxigênio. Mas, pode relaxar: diversos estudos já comprovaram que essa quantidade é mínima e não chega nem perto da quantidade de oxigênio consumida pelo seu pet ou outro ser humano.

Cozinha

É difícil encontrar uma cozinha sem janelas, por isso mesmo que elas são perfeitas para o cultivo de plantas. Então, que tal plantar temperos e ervas na sua cozinha? Além de deixar esse espaço mais bonito, você também vai ter o prazer de cozinhar com ingredientes cultivados por você. Alecrim, sálvia, óregano, salsinha e pimenta são algumas das dicas.

Banheiro

Plantas também têm lugar em banheiros! Ao lado da pia, na bancada ou em suportes de parede, elas deixam o espaço mais colorido e vivo. Nesse espaço também é comum termos janelas, por isso é bom para o cultivo de plantas.  O único “problema” é a umidade desse ambiente, e por isso é preciso escolher uma planta que goste desse tipo de clima. Asplênio, Violetas, Dinheiro-em-Penca e Espada-de-São-Jorge são algumas das plantas que se adaptam bem a esse tipo de  ambiente.

Plantas que se adaptam bem a ambientes internos

De nada adianta investir em plantas lindas se elas não puderem se desenvolver saudáveis, né? Por isso que a ajuda da floricultora é essencial na hora de escolher o que cultivar e onde na decoração com plantas. Aí vão algumas dicas de plantinhas para chamar de sua:

  • Violeta: essas florzinhas tão delicadas se dão bem em ambientes internos e não exigem muitos cuidados. O ideal é mantê-las perto de uma janela, onde recebam apenas luminosidade. As regas também são bem esporádicas: apenas duas vezes por semana no verão e uma no inverno.
  • Echeveria: essa planta suculenta fica bem charmosa dentro de casa, apesar de ser resistente ao sol. O melhor local para cultivá-la é próxima a janelas ou, então, deixá-la por algumas horas na rua durante a manhã. A rega deve ser feita apenas semanalmente e a cada duas semanas nos dias de inverno.
  • Palmeira Ráfis: mais resistente em ambientes fechados, essa planta só exige um cuidado: não deve ser regada em abundância. Por perder pouquíssima água, a rega deve acontecer uma vez a cada quinze dias quando em locais fechados e protegidos do sol.
  • Planta de Jade: essa plantinha se adapta bem a ambientes internos. É recomendável que fique próxima à alguma fonte de luminosidade e receba ventilação adequada. Deve ser regada a cada 15 dias ou quando a terra estiver seca.

Dicas para Decoração com Plantas

  • Considere o estilo da sua casa: Escolha plantas que combinem com o estilo da sua decoração.
  • Leve em conta a luminosidade do ambiente: Escolha plantas que sejam adequadas à quantidade de luz que o ambiente recebe.
  • Escolha o vaso certo: O vaso deve ser proporcional ao tamanho da planta e combinar com o estilo da decoração.
  • Crie um ponto focal: Utilize uma planta grande ou um grupo de plantas para criar um ponto focal na sua decoração.
  • Varie as texturas e cores: Combine plantas com diferentes texturas e cores para criar um visual mais interessante.
  • Cuide das suas plantas: Para que as suas plantas durem mais tempo, é importante cuidar delas regularmente.

Gostou das dicas?

A decoração com plantas é uma maneira simples e eficaz de transformar sua casa em um ambiente mais aconchegante, saudável e bonito. Com um pouco de planejamento e criatividade, você pode criar um verdadeiro oásis verde em sua casa!

Também, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre benefícios de ter plantas em casa.