0

Decoração de Quarto de Menina: Gaste Pouco Decorando

Share

Decorar o espaço da sua filha pode ser uma tarefa bastante desafiadora, especialmente se o quarto dela é compacto e você não pode gastar muito. E nada de se apegar ao clichê “rosa + princesas”, além dessa decoração de quarto de menina não agradar a todas, é algo bastante ultrapassado!

Para ajudar você a renovar o espaço da sua garotinha, preparamos algumas dicas sobre como fazer a decoração de quarto de menina sem gastar muito, até mesmo se o ambiente for pequeno. Confira!

Menos é mais na hora de fazer a decoração de quarto de menina

Já que o espaço é menor, você precisa seguir aquela máxima de que “menos é mais”. Tenha em mente que o quarto precisa ser bonito e agradável, mas também funcional e confortável. Opte pelo básico: cama, armário, criado mudo, um espaço para estudos (que pode ser uma pequena bancada ou escrivaninha) e outro para brincadeiras/socialização (um baú de brinquedos ou pufes).

Partindo daí, incremente o visual por meio de vários itens de decoração pequenos, como murais de fotos, porta-retratos, bichos de pelúcia, posters, canecas decoradas, molduras etc.

Uma dica para deixar o quarto com um aspecto mais amplo é ter um espelho grande (mas apenas um!) em uma parede ou na porta do armário. Além de trazer muita funcionalidade, que é um ponto fundamental em um quarto de menina, especialmente se ela estiver entrando na adolescência, o espelho dá a sensação de que o local é maior.

Você também pode ter dois espelhos médios, mas nunca dispor um de frente para o outro, pois isso gera o efeito contrário, causando a impressão de que o ambiente é ainda menor.

Além disso, outra tática para transmitir a ideia de amplitude é optar por cores neutras na decoração e maximizar a iluminação natural ou compensá-la com a artificial. Para isso, escolha tons claros para as paredes. Por exemplo: tenha uma cortina leve na janela e deixe um abajur ou luminária no criado mudo, próximo à cama.

Decoração de quarto de menina sem gastar muito

Caso sua filha goste de um visual mais romântico, meigo e delicado, você pode apostar em elementos florais, além de cores mais delicadas, como os tons pasteis: creme, amarelo e azul claro. Já para aquelas garotas mais modernas, é possível optar por móveis mais descolados (como camas de pallets) e itens personalizados (abajures, por exemplo), além daqueles ligados a filmes, séries, grupos musicais etc e pequeno vasos.

Para decorar o ambiente com facilidade e economia, você pode também apostar no papel de parede e em adesivos; assim, o quarto fica com um ar personalizado e você não gasta muito. Abuse também de pequenos itens para dar cor e irreverência: bonecos, quadros, porta-bijus (que podem ficar em prateleiras, o que economiza espaço, ou então espalhados na cama e na bancada de estudos) e até mesmo almofadas e móveis.

Um quarto que reflete o universo dela

Fazer a decoração de quarto de menina é uma oportunidade de criar um espaço único e especial que reflita a personalidade e os gostos dela. Ao envolvê-la no processo de escolha e personalização, você a incentiva a expressar sua criatividade e a se sentir segura e acolhida no próprio cantinho. Lembre-se, o quarto dela deve ser um lugar onde ela possa sonhar, brincar, aprender e crescer com muita alegria!

Perguntas Frequentes

1. Preciso gastar muito dinheiro para fazer a decoração de quarto de menina?

Não necessariamente. Você pode criar um ambiente lindo e personalizado utilizando a criatividade e garimpando objetos decorativos em lojas de departamento, brechós ou até mesmo fazendo decorações DIY com a sua filha.

2. Como lidar com a mudança de interesses da minha filha ao longo do tempo?

A decoração do quarto pode ser facilmente adaptada de acordo com o crescimento e a mudança de interesses da sua filha. Conforme ela for ficando mais velha, você pode trocar alguns elementos decorativos, como quadros e tapetes, para refletir seus novos gostos.

3. Qual o tamanho ideal da cama para o quarto da minha filha?

O tamanho ideal da cama vai depender do espaço disponível no quarto e da idade da sua filha. Para quartos pequenos, uma cama de solteiro padrão pode ser suficiente. Para meninas maiores, uma cama box ou uma cama com baú embutido pode oferecer espaço extra para guardar brinquedos e roupas de cama.

4. Como manter o quarto da minha filha organizado?

Incentive a sua filha a participar da organização do quarto desde cedo. Utilize caixas organizadoras e prateleiras com etiquetas para facilitar a identificação dos objetos. Estabeleça rotinas de arrumação, como guardar os brinquedos antes de dormir, para manter o ambiente sempre limpo e funcional.

5. Quais cores devo evitar no quarto da minha filha?

Não há cores proibidas na decoração de quarto de menina. O importante é encontrar uma paleta cromática que seja agradável para ela e que crie uma atmosfera equilibrada. Evite cores muito escuras ou muito fortes, pois elas podem deixar o ambiente pesado e cansativo.