0

Decoração para quarto de bebês

Share

Quando alguém descobre que um bebezinho está para chegar, diversos planos começam a ser feitos e um deles é como decorar o quarto de forma a deixá-lo aconchegante e funcional.

Contudo, é justamente no momento de criar a decoração do quarto que se começa a perceber que isso pode ser mais difícil que o esperado. Afinal, são muitas opções de cortinas, de berços, de armários, de pintura, etc.

Mesmo que haja milhares de coisas belíssimas quando se fala em quarto de bebê, é indispensável ter em mente a funcionalidade: tudo o que é colocado lá deve ajudar a mãe e a rede de apoio no momento dos cuidados com o pequeno.

Preparamos um material incrível com diversas dicas para que o quarto do seu bebê fique um encanto e, ao mesmo tempo, funcional. Confira tudo!

Aproveitar bem o espaço é um dos principais segredos

Nem todas as pessoas têm um cômodo grande para fazer o quarto do bebê e não é preciso ficar preocupado com isso. A verdade é que, sabendo aproveitar bem todo o espaço, dá para criar um quarto de bebê fantástico.

O ideal é analisar todos os espaços que podem ser usados, dando preferência a móveis que possam ser dobráveis ou embutidos.

As cômodas que já têm trocador na sua parte de cima são um bom exemplo: em alguns centímetros, as mães já têm onde guardar as roupinhas e o espaço para trocar as fraldas, tudo ao mesmo tempo.

Outra vantagem da cômoda com trocador embutido é que ela fica em uma altura confortável para as pessoas trocarem a fralda do bebê, sem ser preciso ficar agachado.

Outra forma de decorar o quarto dos bebês aproveitando bem o espaço é procurando por móveis que tenham bastante espaço por dentro. Gavetas largas, por exemplo, ajudam a acomodar muito mais roupas, fraldas, sapatos e outros itens.

Divisórias podem ser grandes soluções

Ainda pensando em como aproveitar de forma mais inteligente o espaço do quarto do bebê, vale a pena lembrar das divisórias, que podem ser colocadas em gavetas ou mesmo no armário.

Elas ajudam a dividir onde cada tipo de roupa ficará, facilitando o momento de selecionar cada peça e ajudando a colocar muito mais coisas no mesmo espaço.

Por exemplo: pode-se usar divisórias nas gavetas do bebê para separar bodies de manga comprida daqueles que são para o calor. As divisórias também ajudam a organizar acessórios, tipos de calça e muito mais.

Para quem desejar algo maior, há as caixas organizadoras, que possuem a mesma funcionalidade, mas comportam mais coisas.

Baús: espaço para sentar e para guardar coisas

Os baús são uma boa tendência quando se fala em decoração de quarto para bebês. Primeiro, porque esses baús podem ser de cores e estampas distintas, deixando o quarto incrível.

Em segundo lugar, esses baús são excelentes para guardar sapatos, cobertores, brinquedos, fraldas e tudo mais que tome espaço. Inclusive, o baú fechado serve de assento também, havendo muitos que são acolchoados.

Com certeza, é um dos itens-coringa que vale a pena ter no quarto do bebê, ajudando a retirar as coisas do caminho e deixando o local mais organizado e bonito.

Decoração em tons claros gera mais calma ao bebê

Hoje em dia, os especialistas reconhecem que a cor usada nos ambientes tem sim a capacidade de alterar o estado emocional, ajudando a deixar a pessoa mais agitada ou em estado de tranquilidade.

Aliás, é bem fácil confirmar isso: basta se imaginar, como adulto, em um quarto cheio de cores fortes e berrantes. Há pessoas com até dor de cabeça em situações assim e algo semelhante acontece com os pequenos.

Os bebês são bastante sensíveis e um ambiente que traga mais calmaria é preferível, sendo indicado o uso de cores na paleta pastel, como o azul, o amarelo, o lilás, o rosa, o areia, etc.

Há quem goste de combinar a pintura branca com detalhes coloridos para trazer mais vida ao quarto do bebê e essa também é uma opção viável.

Entretanto, é indicado fugir de tonalidades muito berrantes, como o rosa pink, o azul escuro ou o vermelho. Essas cores, além de escurecer o ambiente, ainda geram agitação.

Fitas adesivas: podem ser extensas ou segmentadas

As fitas adesivas coloridas são excelentes escolhas quando se quer decorar o quarto do bebê de forma prática. É possível comprar essas fitas em várias metragens, inclusive o suficiente para que se dê a volta no quarto todo.

A ideia dessas fitas é escolher uma parte da parede, normalmente o meio, e aplicá-las. Ao tratar de uma fita que pega o quarto todo, é recomendado ter a ajuda de alguém para garantir que ela fique colada em linha reta.

Quem preferir usar essa fita adesiva colorida apenas em uma parede pode comprar uma metragem menor ou cortá-la, se quiser.

Uma dica para usar essa fita é pintar apenas metade da parede (do interruptor de energia para baixo ou da linha da janela para baixo) e aplicar essa fita adesiva colorida na divisória entre as cores.

Muitas pessoas deixam as paredes do quarto todas em branco e, da metade para baixo, pintam da cor que escolheram, colando a fita adesiva para complementar o visual.

A dica é que se escolha uma fita adesiva colorida que combine com a cor escolhida para as paredes ou com os demais itens de decoração. Se o quarto foi feito com o tema “floresta”, por exemplo, o ideal é que essa fita adesiva tenha estampas de bichos ou de flores.

Papel de parede ou pintura: qual é o mais funcional?

Uma dúvida muito pertinente quando se trata de decoração para quarto de bebê é sobre o uso de tinta ou de papel de parede.

É claro que todo mundo deseja que o quarto dos pequenos fique lindo, mas nem sempre se tem tanto tempo ou até condições de efetuar uma grande pintura.

Ao mesmo tempo, em que há casais que até contratam pintores para realizar desenhos na parede do quarto, há outros que precisam de algo mais barato ou descobrem a gestação de forma mais avançada.

A boa notícia é que tanto a tinta quanto o papel de parede são ótimas escolhas para decorar o quarto do bebê, havendo muitas opções com relação a estilo e a cores.

Para quem tem mais tempo, a pintura da parede é mais viável, com o ponto negativo de, posteriormente, ser preciso pintar de novo para retirar qualquer desenho que tenha sido feito.

Assim, quando o bebê crescer e desejar tirar o que foi pintado na parede, será obrigatório duas ou até mais demãos de tinta, o que é ligeiramente trabalhoso.

Já o papel de parede é uma escolha mais barata e, atualmente, há diversas estampas. O problema é que aplicar papel de parede não é uma coisa fácil: deve-se ter extremo cuidado para que ele fique mesmo bem colado, não fique torto e nem haja imperfeições.

De forma geral, a aplicação de papel de parede depende de duas pessoas e, quando se quiser mudar a cor do cômodo, é só retirar o papel. Porém, é válido dizer que, dependendo de como for a cola usada, será preciso lavar a parede.

Itens de vime estão em alta

Os materiais mais ecológicos são uma grande tendência em decoração e isso inclui o quarto dos pequenos. Sendo assim, comprar cadeiras de balanço de vime, cestos e até o berço nesse material pode deixar o quarto do bebê bem diferente.

Normalmente, as pessoas escolhem esse tipo de decoração quando querem um quarto neutro, ou seja, não querem nada com muitas cores ou que remeta muito a um sexo específico.

Os amantes do minimalismo na decoração com certeza vão se apaixonar por esse estilo de quarto, que fica bem bonito e clean, sendo fácil de organizar.

Nichos dão mais graciosidade ao quarto do bebê

Os nichos ganharam espaço no meio da decoração há algum tempo, sendo estruturas suspensas nas paredes onde se pode guardar diversas coisas.

No caso do quarto do bebê, os nichos podem ser usados para colocar uma luminária, ursinhos de pelúcia ou qualquer outro item de decoração desejado.

Caso o nicho seja posicionado perto do trocador, pode-se deixar nele a pomada de assadura, fralda e outras coisas pertinentes.

Com relação ao modelo dos nichos, eles podem ser quadradinhos, redondos ou até em formatos mais inusitados, como uma casinha. As cores e a espessura dos nichos também varia, sendo possível achar nichos coloridos especialmente para os quartos infantis.

Já imaginou um quarto xadrez?

O xadrez é uma estampa muito amada na moda e está tomando espaço na decoração também. Sem dúvida, um quarto de bebê com estampa xadrez é algo que não se vê com tanta frequência, fazendo com que o espaço do seu pequeno seja mesmo diferenciado.

Porém, não se recomenda o xadrez verde e vermelho, mas sim uma combinação de branco e cinza-claro, seguindo a ideia das cores mais brandas.

Gostou? Compartilhe com alguém que está decorando o quarto do seu bebê!