Uma grande tendência na atualidade é a utilização da grama sintética para fins decorativos.
Se você é amante do bom gosto, certamente não pode ficar de fora dessa nova forma de decorar os mais diversos ambientes. A grama sintética não é usada apenas para jardins, e muito se engana quem pensa que para mantê-la é necessário grandes feitos.
O gramado artificial pode ser utilizado em locais abertos e fechados e independentemente de qual seja a sua escolha, a manutenção é feita da melhor forma e o custo-benefício ainda é gigante.
Sabe aquele produto ou material que muita gente não conhece como alternativa? Essa é a grama sintética. Pela sua versatilidade pode transformar qualquer local em um ambiente ainda mais charmoso e elegante.
Quer saber como decorar a sua casa ou espaço para que ele fique ainda mais bonito e aconchegante? Acompanhe a leitura com as dicas que preparamos sobre as possíveis aplicações da grama sintética.
O que é a grama sintética?
Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba do que se trata o produto. Vamos falar de forma breve sobre o gramado sintético.
A grama sintética decorativa possui o formato semelhante a de um tapete e a sua principal finalidade é simular uma grama natural. Normalmente, ela é composta por fibra de polietileno (PE) ou polipropileno (PP).
O tamanho do material também varia, ele pode ter a densidade entre 12 até 30 milímetros, e isso vai depender da necessidade do comprador.
Um dos principais benefícios ao adquirir o produto é que a manutenção é extremamente simples. Não é necessário cortar ou irrigar, independentemente do local onde for instalado ou das condições climáticas do ambiente.
Pode ser utilizada em lugares abertos como piscinas, áreas de lazer, espaços gourmet, varandas ou em fechados como jardim de inverno, quartos, salas e até mesmo como painel para televisão ou decoração de festas.
A grama sintética se assemelha muito a grama de verdade, parecendo o mais natural possível e por esse motivo chama muito a atenção das pessoas.
Além de utilizá-la para casas e apartamentos, também pode ser colocada em ambientes mais profissionais como escritórios, empresas e prédios comerciais.
Como decorar com a grama sintética os ambientes internos?
Como já mencionado, a grama sintética pode ser utilizada tanto para ambientes externos, como internos.
Para ajudar nas ideias de onde utilizá-la para fins decorativos, preparamos uma lista de inspirações para que você escolha a que faz mais sentido para o seu projeto. Vamos lá?
Áreas infantis
Uma excelente opção para você investir em decoração com grama sintética, são as áreas infantis. Dentre elas, estão os playgrounds, brinquedotecas e até mesmo um espaço dentro da sua casa, como o quarto dos seus filhos, por exemplo.
Por meio da grama sintética, as crianças podem brincar com mais segurança e com menor risco de acidentes. Isso porque o material é antiderrapante.
A instalação pode ser feita igual a um carpete, no qual a criançada pode brincar e armazenar as caixas de brinquedos, mesinhas e cadeiras e quaisquer outros objetos que fazem parte do lazer infantil.
Essa é sem dúvida alguma, uma das melhores maneiras de manter os pequenos em contato com a natureza de forma efetiva e segura.
Sala de estar
Se você é adepto a ambientes com estilo mais moderno ou esportivo, a sua sala precisa ter a grama sintética para uma decoração mais bonita e harmoniosa.
Ela vai deixar o ambiente mais descontraído, proporcionando uma aparência de lugar direcionado ao lazer e tranquilidade com a família. Pode ser utilizada, assim como no quarto das crianças, como tapete ou até mesmo painel para a decoração do rack.
Além disso, a grama sintética na sala de estar, também pode ser instalada para estilos mais rústicos, como é o caso dos chalés de madeira.
Quartos
Uma outra maneira de usar a grama sintética é colocá-la no quarto como tapete. Pode-se utilizar a cama em cima do gramado, sem problema algum e ainda serve como uma maneira de se proteger contra o fio ao pisar no chão.
Outra forma diferenciada de usá-la na decoração é apostar na aplicação na cabeceira da cama, ficando semelhante a um painel, dando um ar mais sofisticado ao quarto.
Salas de jogos
Esse é o tipo de ambiente em que a grama sintética decorativa não pode faltar. Isso porque ela promove maior conforto e traz mais comodidade para as pessoas enquanto se divertem.
Não há problema algum em colocar os brinquedos mais pesados, como games e mesas de sinuca em cima dela. Além de suportar o peso, ela não sofrerá nenhum tipo de alteração, pois é um material muito resistente.
Dentro do escritório
Assim como nas áreas de lazer, as atividades profissionais também podem ser realizadas com muito mais elegância e de maneira mais sofisticada.
Em uma sala empresarial, a estética conta muito. Isso porque, ao receber um cliente ou fornecedor, por exemplo, o ambiente precisa ser confortável, para que os diálogos ocorram de forma mais tranquila.
Por essa razão, a grama artificial, além de deixar um espaço muito mais bonito, também cria um visual dinâmico. Essa é uma ótima opção para decorar o ambiente de trabalho.
Decoração de paredes
Uma outra ideia para a utilização da grama sintética é investir no uso na parede. Esse tipo de aplicação torna o ambiente mais sofisticado, além de extremamente elegante e moderno.
Além disso, existe a possibilidade de colocar a grama em toda a parede ou simplesmente cortá-la, criando desenhos ou formas geométricas. O uso de triângulos, círculos e retângulos são os mais utilizados.
Decoração com grama sintética em ambientes externos
Revestir o jardim com gramado artificial é um dos recursos mais utilizados por aqueles que buscam por beleza, praticidade e conforto.
Por ser um material que se assemelha a grama natural, chama muito a atenção pela beleza e versatilidade.
Conheça algumas maneiras de usar a grama sintética em jardins:
Caminho de pedras
O caminho de pedras é o mais procurado quando o assunto é paisagismo. Enfeitá-lo com a grama sintética faz com que ele fique ainda mais bonito.
Pedras coloridas podem ser colocadas no caminho para a entrada da casa até o quintal, com plantas e outros tipos de flores ao redor.
Pode ser utilizada também no trajeto até a piscina. O material sintético drena a água e isso impede o acúmulo, inclusive pode ser aplicada sobre cimento e tijolos e não existe nenhum risco de degradação.
Jardim inglês
O jardim inglês tem como principal característica a presença da natureza e desenvolvimento das espécies. Ele não dispõe de simetria entre as plantas e por esse motivo, tende a ser decorado de maneira mais espontânea.
O gramado sintético deixará o espaço com mais charme. Por se tratar de um material fibrilado, ele oferece um efeito estético muito mais suave e charmoso. Além disso, é possível escolher as cores das fibras para combinar com as flores do jardim.
Jardim francês
Diferentemente do jardim inglês, o francês conta com uma visibilidade mais tradicional. A principal característica é a vastidão.
Ele pode ser adaptado para espaços menores, transformando uma pequena parte do jardim caseiro em jardim francês.
Em sua estrutura pode ser utilizado lagos, fontes e chafarizes, inclusive plantas como rosas e tuias para balancear a simetria do ambiente. Para isso, é interessante utilizar duas tonalidades da grama artificial para criar um ambiente mais natural.
Jardim japonês
Devido a grande ousadia do verde em sua estrutura, o material é ideal para decorar esse espaço.
Os elementos da natureza como pedras, riachos e pontes também darão um toque a mais no ambiente.
Além da utilização do gramado sintético, pode-se colocar cascalhos e areia. Ainda é possível fazer um caminho de pedras e optar por lanternas para decorar o jardim.
Jardim de inverno
Imagina ter o seu próprio jardim de inverno? Esse é o sonho de grande parte das pessoas, especialmente aquelas que gostam de decorar os ambientes.
Se você não possui quintal em casa para montar o jardim com a grama sintética, pode utilizar a parte interna da sua residência.
O piso do espaço pode ser revestido com o gramado artificial e pela facilidade com a limpeza e manutenção, é possível aplicar a grama dentro de casa sem nenhum problema.
A grama sintética é um diferencial quando se trata de decoração
Seja na residência, no escritório ou em qualquer outro espaço, a decoração com a grama sintética é um elemento inovador.
Aplicada em diversos lugares, com opções de cores para ornar com o ambiente, a grama decorativa sintética cai bem no piso e até mesmo nas paredes.
A facilidade da manutenção é um atrativo, e o custo benefício é o que tem ganhado cada vez mais pontos na hora de se decidir por ela para os fins de decoração.
Fácil de limpar, sem necessidade de rega ou poda e super resistente às mudanças climáticas, isso sem contar que é permeável à água, ou seja nem a chuva provoca acúmulos ou poças.
A instalação da grama também é bem simples e o material é muito durável, isso se for bem cuidada e seguir os critérios de limpeza que é realizada somente com água e sabão neutro.
Por esses e outros aspectos, considerar a utilização da grama sintética para decorar qualquer ambiente é uma excelente opção.
Para conhecer um pouco mais deste universo, visite o site da Playgrama, entre em contato para tirar as dúvidas e receber as orientações para escolher a grama ideal para a sua decoração.