0

Ideias para decorar apartamento

Share

Deixar o recém conquistado apartamento com a sudeia cara é uma tarefa que demanda criatividade. Saber combinar os objetos de decoração e aproveitar da melhor forma possível os espaços são a chave para o sucesso. Se você está à procura de algumas ideias para se inspirar, confira nossas dicas para decorar um apartamento com criatividade e sem precisar gastar muito tempo e dinheiro.

Dê mais vida à decoração das paredes

As paredes não são fundamentais apenas para a estrutura física do seu apartamento, elas também possuem muita importância quando o assunto é decoração. Se você prefere (e pode) pintar, procure escolher cores que combinem com o estilo que você quer criar:

  • Para um visual mais charmoso: use tons mais claros;
  • Para um ar moderno e animado: cores quentes e vivas.
Paredes pintadas para decoração de casa

Fontes: Pinterest

Já se você não tem tanta disposição ou tempo para pintar as paredes – ou, ainda, prefere não alterar as características naturais do apartamento -, existem opções acessíveis e menos permanentes, e uma das mais populares é o papel de parede!

Com estampas muito diversificadas, desde geométricas até aquelas que imitam a textura de materiais, como madeira e tijolo, utilizar papel de parede pode trazer mais vida e um visual incrível para seu apartamento.

Dica extra: você pode escolher uma temática para cada ambiente do lar ou mesmo utilizar o papel de parede apenas em uma parede, como um toque especial.

Dicas de decoração com papel de parede

Fontes: Pinterest; Aliexpress

Outras opções que podem deixar o design do ambiente mais colorido e cheio de personalidade são cobrir as paredes com adesivos decorativos ou aplicar papel autoadesivo preto em uma parede e utilizá-la como um quadro negro! Em ambos os casos, solte sua criatividade; crie padrões, desenhos, escreva frases, enfim, transmita o seu jeito de ser para a decoração.

Papel de parede Autoadesivo

Fontes: Pinterest

Repagine os azulejos

Mais presentes na cozinha e no banheiro, os azulejos podem ser uma grande faca de dois gumes: caso o design deles lhe agrade, tornam o ambiente mais charmoso e estilizado; do contrário, incomodam sempre que você olha para eles. Para garantir a primeira, você pode tanto substituir os azulejos como redecorá-los.

Você pode:

  • aplicar adesivos na superfície dos azulejos e soltar sua criatividade: criando desenhos, fazendo formas geométricas, misturando cores etc;
  • ou personalizar os azulejos com tinta epóxi à base de água ou solvente para pintá-los.
Personalizar os azulejos com tinta epóxi

Fontes: Pinterest

Não se esqueça do piso!

Com tanta preocupação com as paredes, às vezes o piso acaba sendo deixado de lado! Existem dicas simples, mas efetivas, para que sua decoração traga um charme a mais para o novo apartamento. Para quem pode investir um pouco mais, vale muito a pena apostar na cobertura com piso vinílico.

Além de ser resistente à água, hipoalergênico, antichamas e ainda ter propriedades de isolamento acústico, esse tipo de revestimento pode ser aplicado reaproveitando os pisos já existentes, o que gera mais praticidade e economia. Mais que apenas uma grande ajuda para o bolso, esse pieso também é um colírio para os olhos: existem diversas cores, texturas, estilos e espessuras, tudo para você encontrar o revestimento ideal para o seu apartamento.

Piso vinílico na decoração

Já para quem não quer mudar tanto, outra dica que deixa o piso mais estiloso e o apartamento mais aconchegante é dispor de tapetes nos ambientes – especialmente na sala de estar! Alguns exemplos para se inspirar:

  • Estilo Descolado: você pode optar por modelos que tenham estampa e design inspirados em séries e filmes, por exemplo;
  • Estilo Clássico: existem muitas opções sóbrias, como um lindo tapete felpudo ou persa.

Reforme móveis e invista nos objetos de decoração

Para completar o design do interior do seu apartamento, é preciso preencher os ambientes da maneira certa, com objetos decorativos que combinem com a sua personalidade e com o estilo que se deseja empregar ao local. Nesse aspecto estão incluídos não apenas aqueles itens mais clássicos, como almofadas, luminárias, quadros etc, mas até mesmo os próprios móveis.

Já que o apartamento é novo, que tal dar também uma renovada na mobília – e não estamos falando de comprar tudo novo. Reforme, personalize e adapte! Uma nova pintura em um criado mudo pode fazer dele o centro das atenções na decoração; algo simples como pintar os puxadores de armários tem o poder de trazer muito charme e delicadeza para o ambiente; e que tal reciclar um pallet e transformá-lo em uma mesa de centro?

Fontes: Pinterest

Para completar a decoração, use e abuse de itens que ajudem a manter tudo organizado e bonito. Nichos e prateleiras, além de otimizarem o espaço e agregarem muita praticidade, permitem que você crie pequenos espaços pelo apartamento para abrigar os objetos decorativos – como livros, discos, vasinhos de planta, porta-retratos etc.

Além desses, tenha nas paredes também:

  • Quadros e molduras: pode poster, pintura, retrato, entre outros, desde que harmonize com o restante da decoração.
  • Luminárias e Abajures: afinal, uma iluminação aconchegante é fundamental, principalmente para o caso de apartamentos compactos.
  • Espelhos: podem contar com grandes molduras, aliás é uma tendência que está em alta!

Com essas dicas e inspirações, você já sabe por onde começar e com o que precisa ter atenção na hora de decorar o seu apartamento novo com estilo e conforto. O importante é transmitir o seu jeito de ser para o visual do seu lar, por isso, use a criatividade e não tenha medo de arriscar.