0

Como Reutilizar Vidros na Decoração: Dicas Essenciais

Share

O ponto principal em decorar com objetos reutilizáveis é saber reaproveitar cada matéria-prima e item da forma mais eficaz, garantindo beleza e funcionalidade no design dos interiores. Entre esses materiais, sabia que é possível reutilizar vidros na decoração do seu lar?

Sim! O vidro é um dos materiais mais versáteis e universais, quase todo mundo tem um potinho, garrafa ou qualquer outro objeto no seu lar. Seja qual for o seu estilo, com certeza existe uma maneira criativa de reutilizar vidros na decoração.

Neste post, separamos algumas dicas práticas e cheias de estilo para você se inspirar e colocar a mão na massa!

Reutilizando garrafas

Uma das formas de reutilizar vidros na decoração são com as garrafas de vidro. Elas são utensílios que rendem ótimos itens decorativos quando aproveitadas do jeito certo, além de agregar muito charme e personalidade aos ambientes. Elas podem ser utilizadas de diversas formas, como:

  • arranjo de flores;
  • luminárias;
  • abajures;
  • candelabros;
  • mosaicos e muito mais!

Algumas ideias para você se inspirar!

Arranjos

Troque os seus vasos de flores por garrafas de vinho e monte novos arranjos que são puro charme! Você pode optar pelo clássico e utilizá-las na mesa ou então inovar e pendurá-las nas paredes com a ajuda de suportes. Nesse último caso o ideal é que elas sejam fixadas pelos gargalos, porque além de ser mais fácil de encontrar o suporte que encaixe ao seu redor também fica mais firme no ar.

Candelabros

Simplesmente inserindo velas no bocal de garrafas usadas, você cria candelabros diferentes, que ficam ainda mais estilosos conforme a cera vai derretendo! Outra grande vantagem é que, como esse tipo de decoração é contínua, ou seja, quando mais você usa as velas mais a cera faz vai se transformando em novas formas sobre o vidro, não é preciso usar um mesmo modelo de garrafa.

Animações

Pinte as garrafas com uma base branca (ou na cor que preferir), espere secar e depois desenhe os rostinhos. Finalize com algum enfeite bem bonitinho, como apliques e fitas coloridas perto do bocal, e pronto! Muito fácil, né?

Velas

Uma tendência muito em alta é reutilizar os copos de vidro como pequenos potes para velas aromatizantes. Especialmente charmosas no banheiro, embora possam ser usadas em outros ambientes, como no seu quarto, por exemplo, essas velas deixam os locais mais agradáveis e relaxantes. Isso, combinado com um copo de vidro personalizado com cores, pode renovar a decoração de um jeito simples e bastante efetivo.

Encaixe uma vela comum ou aromática em um copo pequeno que esteja em desuso. Depois, corte uma tira de renda ou outro tecido que tenha um bordado bonito e cole ao redor do copo com cola quente ou com supercola, cuidando sempre para não deixar o tecido sujo ou manchado. Prontinho, agora você tem uma nova forma de usar aquele copinho esquecido no fundo do armário!

-> Confira nosso conteúdo sobre decoração com velas!

Reutilizando vasos e potes

Resistentes e versáteis, esses itens podem ser transformados em recipientes para temperos e ingredientes e, para unir sustentabilidade e natureza, em terrários de cactos e suculentas.

Cansado da monotonia dos seus potes de vidro? Que tal dar um up neles com “roupinhas” charmosas e fáceis de fazer? Essa é uma ótima maneira de personalizar sua decoração, proteger seus potes e ainda dar um destino sustentável para retalhos de tecido que você já tem em casa. Escolha o seu tecido favorito e cole ao redor do pote e na tampa. Você também pode fazer costuras ou colocar fitinhas para ficar ainda mais charmoso.

Aqui também vale enfeitar os potes e vasos para deixá-los com a sua cara e com o estilo de decoração do restante do seu lar. Uma tendência que você inclusive já deve ter visto aqui no blog são os potes de vidros decorados com tecido, uma maneira bastante prática e muito eficiente de personalizar os vidros.

Além de ajudar você a colar detalhes nos potes, a cola quente também é uma ótima pedida para personalizá-los com palavras e frases que você adora. Use a máquina de cola quente para ter mais precisão na hora de escrever e, assim que a cola secar, passe uma camada de tinta em spray – os metálicos são puro charme!

Gostou das dicas sobre como reutilizar vidros na decoração?

Definir novos usos para reutilizar vidros na decoração é uma ótima maneira de renovar e, consequentemente, cuidar do ambiente, evitando que esse material seja descartado sem necessidade.

Com essas dicas sobre como reutilizar vidros na decoração, você já sabe como reaproveitar os principais itens. Agora, é usar sua criatividade e colocar mãos à obra!