0

Traga um visual contemporâneo para seu apartamento

Share

O apartamento duplex se diferencia dos demais por contar com dois andares, vantagem que amplia as possibilidades na hora de elaborar um projeto de decoração.

Por isso é importante pensar em um visual que valorize a metragem. A composição varia de acordo com o gosto e personalidade do morador, mas também há aqueles que gostam de se adaptar às tendências do momento, que hoje sugere explorar itens contemporâneos.

Saiba agora como incorporar elementos contemporâneos à decoração e aproveite para conhecer alguns truques que realçam a cobertura duplex.

Estilos e cores

O contemporâneo pede para usar menos bege e explorar mais estilos de decoração como industrial, retrô e minimalista. Agora o clássico e provençal devem ficar um pouco de lado.

As cores que refletem o contemporâneo são os tons acinzentados e o fendi, e os materiais em estado bruto, entre eles o cimento queimado, pedra e tijolo são os mais apropriados.

Iluminação

Pendentes

Pendentes

O duplex viabiliza um projeto de iluminação diferente, portanto pode fugir da mesmice. Veja algumas sugestões:

É comum ver pendentes ou pingentes na mesa de jantar, mas eles também ficam legais em outros lugares, como, por exemplo, para destacar mesinhas laterais ou de canto.

E se o local não for acessível para instalar uma dessas peças, use um deslocador de pendente para fazer a adaptação. Spots embutidos é outra alternativa apropriada para a cobertura.

Escada

Decoração usando espaço da escada

A escada está posicionada em um campo de visão privilegiado, logo merece atenção especial. Aproveite a base dela para fazer um bar, adega ou para colocar um banco ou até nichos.

Uma estante de livros embaixo da escada pode valorizar esse espaço livre.

Revestimento

Na hora de escolher o revestimento, sempre opte por manter um padrão entre os dois andares, ou seja, mesma cor, mesmo painel etc.

E quando o duplex tem o terraço aberto, dê um toque de modernidade usando um gradil com vidro sem esquadrias ou de cabos de aço.

Paisagismo

Paisagismo na sacada do apartamento

Se a cobertura possui uma área ao ar livre, é válido inserir um pouco de verde no ambiente cultivando uma hortinha ou colocando vasos de plantas. O “jardim” pode ficar em painéis ou suspensos por uma grade ou no gradil.

Já o vaso pode ser do material que preferir – vietnamita, de concreto ou os tradicionais de cerâmica, que, além disso, é o mais econômico.

Outros estilos que fazem parte do contemporâneo

Industrial

Estilo de decoração industrial

O apartamento duplex surgiu a partir do conceito de moradia americano e recebeu influências do estilo industrial, por isso é interessante incorporar esse aspecto na decoração. Peças rústicas, recicladas, metais, objetos de ferro oxidado ou escovado e elementos tipicamente encontrados em fábricas ajudam a compor esse efeito urbano e ao mesmo tempo descolado.

Deixe o apartamento com um aspecto inacabado, com tijolos expostos (se houver possibilidade) e use as cores preto, branco e cinza – que lembram a infraestrutura das fábricas.

Minimalista

O perfil minimalista engloba apenas o que é essencial e a paleta de cores se restringe ao branco, preto e cinza. A mobília deve ser clean e texturas e estampas coloridas são evitadas.

Retrô

O retrô é caracterizado pelo uso de releituras de objetos que já fizeram sucesso no passado, portanto é possível misturar estilos de décadas diferentes.

Viu como para criar uma decoração contemporânea não tem segredo? É só trazer para seu imóvel todas as tendências que são consideradas atuais e desenvolver um projeto harmonioso, confortável e que atenda suas necessidades.

Esse post foi uma colaboração da Fernanda Dutra.